Receita de Bolo no Pote de chocolate
Ingredientes:
Para a Massa:
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de cacau em pó
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 xícara de manteiga sem sal (em temperatura ambiente)
- 2 xícaras de açúcar
- 4 ovos
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 1 xícara de leite
Para o Recheio e Cobertura:
- 400g de chocolate ao leite (ou meio amargo)
- 1 lata de creme de leite
- Granulados, confeitos ou raspas de chocolate para decorar
Modo de Preparo:
Pré-aqueça o forno: Aqueça o forno a 180°C e unte as formas de bolo no pote.
Prepare a Massa: Em uma tigela, peneire a farinha, o cacau em pó, o fermento, o bicarbonato e o sal. Reserve. Em outra tigela, bata a manteiga com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Adicione os ovos um a um, batendo bem após cada adição.
Adicione a baunilha. Alternadamente, adicione os ingredientes secos e o leite à mistura, começando e terminando com os ingredientes secos.
Asse o Bolo: Distribua a massa nas formas de bolo no pote e asse por aproximadamente 25-30 minutos, ou até que um palito inserido no centro saia limpo. Deixe esfriar completamente.
Prepare o Recheio e Cobertura: Derreta o chocolate em banho-maria ou no micro-ondas. Misture o creme de leite até obter uma ganache cremosa.
Montagem dos Potinhos: Com os bolos frios, desenforme e corte em pedaços pequenos. Intercale camadas de bolo e ganache nos potinhos, finalizando com uma generosa camada de ganache na parte superior.
Decoração: Use granulados, confeitos ou raspas de chocolate para decorar cada potinho.
Custo dos Ingredientes:
- Calcule o custo de todos os ingredientes utilizados na receita, incluindo embalagens e decorações.
Mão de Obra:
- Considere o tempo gasto na preparação, cozimento e montagem dos bolos. Estabeleça um valor justo para sua mão de obra.
Margem de Lucro:
- Determine a margem de lucro desejada. Ela deve cobrir não apenas os custos, mas também gerar um retorno financeiro para o seu esforço.
Pesquisa de Mercado:
- Analise os preços praticados por concorrentes locais. Isso ajudará a posicionar seu produto de maneira competitiva.
Ofertas e Promoções:
- Ofereça promoções especiais para atrair novos clientes. Pacotes de degustação ou descontos em compras maiores podem ser estratégias eficazes.